segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Fósseis

Na disciplina de geologia temos abordado o assunto «fóssil», temos visto a importância que o fóssil tem na História da Terra, que é ajudar a separar os períodos mauis marcantes da história , falamos de vários tipos de fossilização, tais como os que se apresentam a seguir:


  • Mumificação- ocorre quando o ser vivo fica aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de todos os tipos de fossilização. Devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo consegue conservar as partes moles dando-nos assim informações preciosas sobre esse ser.




  • Moldagem- processo mais vulgar que resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.







  • Resultado de imagem para recristalizaçãoRecristalização- ocorre um rearranjo da estrutura do ser, ficando assim com mais estabilidade, como por exemplo a transportação de aragonite em calcite.




  • Carbonização- ocorre quando se dá perda de substâncias voláteis, restando apenas uma película de carbono. É mais frequente surgir em restos de seres vivos que contêm quitina, celulose ou queratina.







  • Resultado de imagem para mineralizaçãoMineralização- ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades de ossos ou troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.










  • Incrustação- ocorre quando substâncias trazidas pelas águas se infiltram no subsolo e se depositam à volta do animal ou planta, revestindo-o. É o que acontece em animais que morrem em cavernas.




Na nossa opinião achamos que esta matéria é muito interessante, como a mãe Natureza consegue preservar algo por tantos anos, e como esses fósseis conseguem dar informações tão precisas como o caso dos fósseis de fáceis (dizem-nos o ambiente em que a rocha que contém o ser fossilizado se formou) ou os fósseis de idade (dizem-nos a idade em que a rocha onde encontramos o ser fossilizado se formou).





Sem comentários:

Enviar um comentário